Dois barcos que, habitualmente, fazem percursos turísticos no lago de Constança, na Alemanha, vão ser palco para festas eróticas e sadomasoquistas, com muito sexo à mistura, nos meses do próximo verão. A polémica instalou-se e os autarcas já tentaram - para já, sem sucesso - acabar com a "festa".
Corpo do artigo
Uma das embarcações tem um nome sugestivo: "barco da tortura". Está previsto que zarpe em junho com 600 convivas a bordo. As torturas prometidas não são para assustar. Serão do tipo "atar uma pessoa a uma cruz e depois baterem-lhe no rabo", explicou Thomas Sigmund, organizador do evento.
Em agosto, outro barco promete "uma noite cheia de erotismo". Só que, desta feita, os convivas são obrigados a vestirem-se de couro, lingerie e sapatos de salto alto, no caso das mulheres; látex, correntes e uniformes, no caso dos homens.
As autoridades locais já demonstraram a sua indignação. O presidente da câmara de Constança, Uli Burchardt, fez saber que vai procurar impedir as "celebrações obscenas" no lago.
Thomas Sigmund vai direto ao assunto e não nega que vai haver muito sexo nestas viagens pelo lago de Constança. "Não se pode negar que vai haver sexo. Mas alguém mostre-me um baile de Carnaval em que não haja", referiu. "Todos os participantes vão em busca de sexo", realçou.
E adiantou mais: nos barcos, haverá três pistas de dança, quatro DJ para animar a festa, um bar e um restaurante. Quanto à prática sexual, estão reservadas as zonas de repouso, "que definitivamente não estão pensadas para dormir", deixou bem claro Thomas Sigmund.
Para o operador turístico, não é correto reduzir tudo ao sexo e excluir o caráter festivo dos acontecimentos. Por outro lado, Sigmund diz não perceber o "puritanismo" dos autarcas, já que, como sublinhou, há 17 anos que utiliza os barcos e "agora fazem de conta que nunca souberam de nada do que lá se passava".
O presidente da câmara de Constança nega que se trate de "puritanismo ou intolerância sexual" e esclarece que apenas não concorda com o modelo de negócio do maior operador turístico da região.
O lago de Constança é atravessado pelo rio Reno e fica situado na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suiça. É o terceiro maior lago da Europa central.