
O dirigente do cartel mexicano da droga de Ciudad Juárez Vicente Carrillo Fuentes, um dos homens mais procurados do país, foi detido pela polícia, anunciou na quinta-feira a Comissão nacional de segurança mexicana.
"Confirmamos a prisão de Vicente Carillo Fuentes pela polícia federal em Torreon", no Estado de Coahuila, declarou aos 'media' um porta-voz da Comissão.
Também conhecido como "o vice-rei", Carrillo Fuentes é considerado um dos protagonistas da guerra que provocou milhares de mortos no norte do México, junto às fronteiras com os Estados Unidos e onde atuam diversas organizações rivais com ligações ao narcotráfico.
As primeiras informações indicam que durante a detenção as forças federais não efetuaram um único disparo.
Até ao momento desconhecia-se onde permanecia escondido nos últimos anos, quando o cartel que dirigia enfrentou o de Sinaloa, dirigido por Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera e Ismael "El Mayo" Zambada.
Na clandestinidade, Carrillo e Guzmán Loera ensanguentaram grande parte do norte do país. As populações de Torreon e Cuidad Juárez, junto à fronteira com os EUA delimitada pelo Rio Bravo, sofreram particularmente com esta guerra.
"O Vice-rei" é irmão de Amado Carrilo Fuentes, "O Senhor dos Céus", e o homem que conseguiu construir um império na década de 1980, a que chamou "A Federação". Morreu em 1997 durante uma operação de cirurgia plástica em que pretendia mudar de rosto.
Com a sua morte, Vicente Carrillo assume o controlo do grupo criminal com a base em Ciudad Juárez, mas o desaparecimento de Amado acabou por implicar a pulverização da organização. Vicente permaneceu no norte do México, enquanto o cartel de Sinaloa assumiu o tráfico de drogas por todo o Pacífico.
Esta prisão está a ser considerada uma vitória providencial para o governo do Presidente Enrique Peña Nieto, muito pressionado a nível interno e internacional pelo caso do desaparecimento de 43 estudantes em Iguala, sul do México, em 26 de setembro, após um ataque conduzido por polícias locais e alegados membros de um pequeno cartel regional.
