
Polícia, bombeiros e até um cão especializado em buscas, apoiados por um helicóptero, tentaram localizar, durante esta quinta-feira, um tigre em liberdade a algumas dezenas de quilómetros de Paris, perto da Disneyland. Os habitantes foram aconselhados a ficar em casa e as crianças a não saírem das escolas. As buscas foram suspensas sem rasto do animal, mas vão ser retomadas sexta-feira de manhã.
O tigre foi visto pela primeira vez, esta quinta-feira de manhã, pela mulher de um gerente de um supermercado de Montévrain, a este de Paris, que tirou fotos à fera e alertou as autoridades. Dois jogadores de ténis também viram o animal.
Montévrain fica a dois passos da Disneyland Paris, mas não há indicação de que o animal tenha entrado no parque. Também não há registo do desaparecimento de qualquer animal do jardim zoológico da zona, nem do circo que recentemente esteve nas imediações.
"Desde a manhã que os polícias tentam intercetar o animal", explicou fonte policial, em declarações à France Presse. Cerca de 60 pessoas, entre os quais bombeiros munidos com armas paralisantes, assim como um helicóptero, foram mobilizados para encontrar o animal, acrescentou. As buscas foram suspensas esta quinta-feira ao final do dia e serão retomadas sexta-feira de manhã.
Foi estabelecido um perímetro de segurança do tamanho de cerca de cinco campos de futebol. As equipas de buscas contam com a ajuda de câmaras térmicas que permitirão localizar o animal, para depois o capturar, preferencialmente, sem o matar.
Por questões de segurança, as autoridades alertaram as escolas para que os alunos permanecessem dentro dos edifícios.
