
João Relvas/Lusa
O vulcão do Fogo diminuiu significativamente de intensidade, estando atualmente apenas a expelir gases, enquanto a lava diminuiu de velocidade e encontra-se praticamente parada 500 metros depois de Bangaeira.
Aleida Monteiro, do Gabinete de Comunicação do Governo de Cabo Verde, que se encontra em São Filipe, "capital"da ilha do Fogo, adiantou que estão em curso já operações para se proceder, antecipadamente, à evacuação de mais dois povoados - Cutelo Alto e Fonsaco -, na descida de Chã das Caldeiras para Mosteiros (norte).
"Está tudo a ser devidamente monitorizado. Há uma grande preocupação em garantir a segurança das populações e, se for necessário dar o alerta, haverá tempo para as populações de Cutelo Alto e Fonsaco, num total de cerca de 2300 habitantes, serem evacuadas rapidamente, em segurança e de forma ordeira", disse Aleida Monteiro.
No entanto, ressalvou, a evolução das erupções vulcânicas continua imprevisível, pelo que a lava poderá também deslocar-se para outras áreas, que também estão a ser monitorizadas.
A assessora do executivo cabo-verdiano adiantou que foram entretanto formados mais de meia centena de voluntários, que irão para Cutelo Alto e Fonsaco para "instruir" os habitantes locais sobre os procedimentos a adotar caso seja necessário proceder a uma evacuação.
Segundo Aleida Monteiro, já há espaços identificados para, se for necessário, instalar as cerca de 2300 pessoas das duas localidades.
Poucas horas após ter "engolido" Portela e Bangaeira - as duas povoações de Chã das Caldeiras, planalto a cerca de dois quilómetros de altitude e que serve de base aos vários cones vulcânicos da ilha -, a lava avança agora "muito lentamente" em direção ao pequeno parque florestal situado a meio caminho de Monte Velha.
A este propósito, Aleida Monteiro adiantou à Lusa que terça-feira de manhã, uma outra equipa de voluntários vai proceder à desmatação do local, para evitar risco de incêndio de maiores proporções se a lava o atingir.
Até chegar a Monte Velha, localidade de onde é natural o ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires e de onde começaria a descer em direção a Cutelo Alto e Fonsaco, a lava terá de avançar cerca de 3,5 quilómetros em direção ao casal, desabitado, de Fernão Gomes, que serve apenas de apoio aos agricultores e criadores de gado na área.
Aleida Monteiro, reiterando os apelos à calma e serenidade das populações, adiantou ainda que, terça-feira, chegam a São Filipe mais equipamentos de apoio e de assistência humanitária, sobretudo tendas, cujo número afirmou desconhecer.
Até agora, o Governo cabo-verdiano reinstalou 850 dos 1500 desalojados de Portela e Bangaeira nos três centros de acolhimento entretanto criados. Os restantes estão em casa de familiares ou de amigos
Segundo os dados do Censo de 2010, o último efetuado em Cabo Verde, a ilha do Fogo é a quarta com mais população (37071 habitantes - 7,5% do total do país, atrás das de Santiago, São Vicente e Santo Antão), distribuída pelos três concelhos - São Filipe (22248 - 4,5%), Mosteiros (9524 - 1,9%) e Santa Catarina (5299 - 1,1%).
