
MAXIME SCHMID / EPA
Uma avalanche nos Alpes suíços provocou, no sábado, a morte a três esquiadores italianos. Um quarto sofreu ferimentos graves e acabou por morrer, este domingo. Um quinto esquiador ficou ligeiramente ferido.
Os cinco italianos, duas mulheres e três homens, esquiavam na fronteira entre a Suíça e a Itália quando foram surpreendidos por uma avalanche cerca de 13.40 horas locais (12.40 em Portugal continental), perto do desfiladeiro de Grand Saint-Bernard, no cantão de Valais (sul), segundo a polícia.
Os cinco foram encontrados vivos e quatro foram helitransportados para hospitais das proximidades em estado grave, com um quinto apenas ligeiramente ferido.
"Infelizmente, recebemos o relatório dos hospitais e dos quatro helitransportados, três morreram", disse à agência noticiosa AFP Jean-Marie Bornet, porta-voz da polícia local. As duas mulheres incluem-se entre as vítimas.
O quarto ferido grave acabou por falecer, este domingo, elevando para quatro o número de vítimas mortais.
Ainda segundo a polícia, cerca de 30 membros das equipas de socorro participaram na operação de resgate.
As avalanches provocaram este inverno numerosos mortos nos Alpes suíços. Pelo menos 24 pessoas foram mortas desde o início da estação, refere um balanço da agência noticiosa suíça ATS, já incluindo as três vítimas de sábado.
