
O ministro grego também se pode cruzar com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble
YOAN VALAT/EPA
O ministro das finanças grego vai reunir-se com o presidente norte-americano, o chefe do Banco Central Europeu e dirigentes do Fundo Monetário Internacional, no EUA.
A visita de dois dias vai realizar-se quando o Governo grego está envolvido em negociações tensas com os seus credores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a propósito das reformas que lhe são exigidas para a concessão de um financiamento de 7,2 mil milhões de euros, no quadro do programa de assistência internacional.
Barack Obama e Yanis Varoufakis vão reunir-se na quinta-feira à tarde, como parte das comemorações na Casa Branca da luta pela independência da Grécia, no século XIX.
O ministro grego também se pode cruzar com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.
Os dois homens, que têm um desacordo fundamental sobre a forma de reanimar a abalada economia grega, foram convidados para falar separadamente sobre a Europa, na manhã de quinta-feira, no centro de reflexão Brookings Institution.
Na sexta-feira, o primeiro dia dos Encontros da Primavera do Banco Mundial e FMI, Varoufakis vai reunir com o presidente do BCE, Mario Draghi, e com os seus homólogos italiano, Pier Carlo Padoan, e norte-americano, Jacob Lew.
Também está prevista a presença nos encontros do FMI e do Banco Mundial de outros envolvidos nas negociações com a Grécia, designadamente a diretora-geral daquele Fundo, Christine Lagarde, e o comissário europeu das Finanças, Pierre Moscovici.
