
Joe Skipper/REUTERS
Dois dos eventos que mais famosos vão reunir este mês - o Festival de Cannes e a Gala do Museu Metropolitano de Nova Iorque - estão a tentar evitar que as celebridades tirem selfies para publicar nas redes sociais.
A praga das selfies invadiu de vez o espaço público global, com atrizes, músicos e até políticos a quererem mostrar-se jovens e a par das modas mais recentes dos adolescentes nas redes sociais.
Mas há uma altura em que alguém tem de dizer basta e foi isso que fizeram o diretor do Festival de Cannes e Anna Wintour, a poderosa diretora da "Vogue", que organiza o evento mais badalado do ano em Nova Iorque, nos EUA.
O diretor do Festival de Cannes lamenta não poder para banir de vez esta prática "ridícula e grotesca", mas, ainda assim, deixou um pedido aos famosos que vão passar pela passadeira vermelha: evitem tirar selfies.
"De qualquer das formas, é sempre a fotografia mais feia de si", salientou Thierry Frémaux ao jornal "Tha Guardian", ainda em abril, no momento da apresentação do festival deste ano.
Se a preocupação estética também pesa para a decisão, há um fator prático bem mais complexo de resolver, já que as fotografias com o telemóvel atrasam a passagem na passadeira vermelha.
"Temos um certo tempo para fazer as pessoas passar pela passadeira vermelha e atrasa imenso as coisas se estiverem a parar de dois em dois metros para tirar uma fotografia deles próprios... com eles próprios", explicou Frémaux.
Se este aviso é um pedido, Anna Wintour, da "Vogue", é bem mais radical na organização do evento que vai contar com a presença da rainha das selfies, Kim Kardashian.
Na Gala do Museu Metropolitano de Nova Iorque, "o uso de telefones para fotografia e redes sociais não será permitido", pode ler-se nas informações que cada convidado recebeu.
Durante o evento, vai ser gravado um documentário e alguns afirmam que essa é razão da proibição, mas uma fonte ligada ao evento disse ao "New York Post" que a decisão está relacionada apenas com a "segurança e diversão dos convidados".
Difícil será impor aos convidados estas regras tão apertadas, já que, no ano passado, uma convidada entrou na gala com uma câmara Go Pro na carteira e filmou o evento.
Falta apenas saber que vai ser o primeiro a esticar o braço ou até a usar um "selfie stick".
