
REUTERS/Alastair Grant
"O Reino Unido deve continuar membro da União Europeia?", é a questão a que os britânicos deverão responder no referendo que se vai realizar em 2017, anunciou hoje o Governo britânico.
A questão aparece no projeto de lei que define os termos da consulta e que vai ser apresentado, esta quarta-feira, na abertura da sessão parlamentar.
"O projeto de lei sobre o referendo sobre a União Europeia é um passo concreto no sentido de resolver o debate sobre a adesão do Reino Unido à União Europeia", afirmou uma fonte próxima do primeiro-ministro, David Cameron.
A consulta vai ser realizada o mais tardar em 2017, mas pode ser organizada em 2016.
"Esta é a primeira vez em 40 anos que o povo britânico vai dar a sua opinião sobre o nosso lugar na União Europeia", disse a mesma fonte.
O último referendo sobre a questão da adesão do Reino Unido ao bloco europeu foi realizado em 1975.
Ao fazer deste projeto de lei o primeiro do seu novo Governo, David Cameron mostra a sua vontade de avançar rapidamente com aquele dossiê, uma das suas primeiras promessas da campanha eleitoral para as legislativas.
A favor de manter o país numa União Europeia reformada, o primeiro-ministro britânico tenta assim renegociar certos aspetos da adesão do Reino Unido à organização.
