A bagagem de mão permitida a bordo dos aviões poderá vir a ser de menor dimensão, de acordo com uma diretiva aprovada pela Associação do Transporte Aéreo Internacional.
Corpo do artigo
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) aprovou a redução em 40% do tamanho das bagagens de mão permitidas a bordo dos aviões, na sua 71.ª assembleia a decorrer em Miami, Estados Unidos.
A recomendação aprovada fixa em 55x35x20 centímetros o tamanho permitido para as bagagens de mão a bordo de aparelhos de 120 ou mais lugares, face aos 56x45x25 centímetros permitidos atualmente.
A nova medida para os volumes de mão é mais pequena que o permitido pela "low cost" irlandesa Ryanair, estabelecido em 55x40x20 centímetros.
Tom Windmuller, da IATA, salientou que os diferentes tamanhos atualmente permitidos pelas companhias aéreas para os volumes de mão causam transtornos aos passageiros.
Segundo este responsável, entre 30 a 40 companhias aéreas já manifestaram interesse em adotar esta diretiva em breve, apesar de não ser obrigatória. "Cada transportadora é livre de estabelecer a sua política em relação às bagagens", acrescentou.
