
A lua de mel de um casal grego, em viagem pelos EUA, depressa se tornou num pesadelo quando os cartões bancários que possuíam foram abruptamente cancelados.
A "viagem de sonho", planeada por Valasia Limnioti e Konstantinos Patronis, incluía um cruzeiro pelas Caraíbas e que seguia até Los Angeles. Para conseguir pagar a lua-de-mel, o casal poupou durante um ano inteiro e tinha dinheiro suficiente para pagar todas as viagens de avião e hotéis, bem como para gastar durante a estadia.
A viagem deveria durar três semanas, mas acabou em Nova Iorque, com o casal a ver congelados os seus fundos e sem dinheiro para comer - os dois bancos que haviam escolhido para alojar o seu dinheiro cancelaram abruptamente os cartões de crédito e débito que fizeram especialmente para levar para os EUA.
Os últimos dólares que ainda tinham no bolso foram gastos em comida barata, num restaurante de fast-food, mas o casal viu-se sem qualquer alternativa em poucos dias. "Estávamos cheios de fome. Sentimo-nos sem abrigo em Nova Iorque. Chorei dois dias seguidos", confessa Limnioti, à ABC.
Em desespero, acabaram por pedir ajuda, na quarta-feira, a duas igrejas ortodoxas gregas locais, que os ajudaram com algum dinheiro até que voltem a casa. "É para isso que estamos cá... O dever da igreja é ajudar as pessoas", garantiu um dos eclesiásticos que auxiliou o casal em apuros.
Este não deverá ser, contudo, o único caso do género: há relatos de outros turistas gregos nos EUA que ficaram, igualmente, sem dinheiro e outros que, internados em hospitais norte-americanos, ficaram sem fundos para pagar a assistência médica. Foi essa realidade que levou o casal a contactar a imprensa para denunciar a sua situação. "Estamos a dar voz a este problema pois os gregos são pessoas orgulhosas. Quero que o mundo perceba que não estamos nesta situação porque somos preguiçosos ou fizemos algo errado", admite Limnioti.
O voo de regresso do casal à Grécia está marcado para esta sexta-feira.
