A Associação Ambientalista "Ecologistas en Acción" contestou, nesta quinta-feira, a morte de uma vaca a tiro, no final de um "encierro" - largada de touros - na localidade de Lominchar, Toledo, em Espanha. O caso está documentado num vídeo publicado no Youtube. Imagens podem chocar.
Corpo do artigo
No vídeo de 40 segundos, é possível ver a vaca numa zona de matagal e um homem a disparar com uma espingarda o tiro fatal, perante a indiferença de algumas dezenas de pessoas que assistiam à cena, que está a causar grande indignação nas redes sociais do país vizinho.
[Youtube:aVAqzSJUhSU]
Segundo os "Ecologistas en Acción" (EA), o caso ocorreu no passado dia 1 de agosto e há a suspeita de ter sido o próprio presidente da Câmara de Lominchar a fornecer a arma que serviu para abater a vaca a sangue frio.
"A vaca refugiou-se no matagal, de onde nem os pastores, nem os "jinetes" - uma espécie de campinos - foram lá para a retirar", adiantam os ecologistas, criticando duramente a solução encontrada para recuperar o animal. "Pomos em dúvida a legalidade da atuação e não vemos justificação para a morte do animal, que podia ter sido retirado do matagal de outra maneira", sublinham.
Na sequência do ocorrido, a EA anunciou que vai apresentar queixa na subdelegação do Governo em Toledo para que se investiguem os factos, "por via penal ou administrativa".
A indignação dos ambientalistas é ainda maior, perante o comunicado final da autarquia, em que faz um balanço das festas, em que este "encierro" se enquadrava, e diz que "tudo decorreu sem incidentes".