Um jovem etíope foi esta sexta-feira encontrado no aeroporto internacional de Estocolmo dentro do porão de um avião proveniente de Addis Abeba.
O jovem desejava obter asilo na Suécia, segundo a polícia, que acrescentou que o migrante etíope se encontra de boa saúde.
"Os bagageiros descobriram o homem e fomos alertados hoje de manhã. Estávamos com medo de uma possível hipotermia e por isso foi solicitada uma ambulância. Mas ele está bem", afirmou, em declarações à agência francesa AFP, um porta-voz da polícia sueca, Stefan Fardigs.
Um intérprete foi enviado para o local e o jovem, nascido em 1991 (24 anos), disse que desejava pedir asilo às autoridades suecas.
O jovem foi conduzido posteriormente para os escritórios da agência sueca para as migrações.
Segundo o porta-voz da polícia sueca, o jovem conseguiu esconder-se no porão do avião porque trabalhava no aeroporto de Addis Abeba, capital etíope.
"Isso permitiu ao homem aceder à área das bagagens, onde estavam a ser carregadas as malas do voo da Ethiopian Airlines. (...) Ele tinha ainda colocado o cartão de identificação de trabalhador", acrescentou Stefan Fardigs.
É a primeira vez que um migrante tenta entrar desta forma na Suécia, de acordo com as autoridades locais.
O reino escandinavo é um destino muito desejado entre os requerentes de asilo. Cerca de 70% dos requerentes chegam por estrada ou por ferry depois de atravessar clandestinamente a Europa, enquanto os restantes 30% utilizam a via aérea.
Em 2014, a Suécia concedeu asilo a cerca de 35 mil pessoas, entre os mais de 81.000 pedidos apresentados.
Nos primeiros sete meses deste ano, o número de requerentes de asilo oriundos da Etiópia subiu 140% face ao mesmo período de 2014. No ano passado, um em cada três cidadãos etíopes obteve autorização de asilo.
