
Ray e Ellie Williams, da Geórgia
ANDREW GOMBERT/EPA
Centenas de casais concentraram-se em Times Square para recriar a famosa fotografia de um beijo entre um marinheiro descendente de portugueses e uma enfermeira, para celebrar o fim da II Guerra Mundial.
O fotojornalista Alfred Eisenstaedt capturou originalmente o momento quando foi noticiado que o Japão se tinha rendido, no dia 14 de agosto de 1945, anunciando o fim do conflito mais mortal que o mundo alguma vez conheceu, a II Guerra Mundial.
A foto, conhecida como "V-J in Times Square", na qual o 'V-J' significa a vitória sobre o Japão, mostra um um marinheiro a beijar uma enfermeira. O marinheiro era George Mendonsa, um descendente de portugueses da Madeira, e ela era Greta Zimmer Friedman. Não se conheciam e só voltaram a reencontrar-se 67 anos depois no mesmo local, numa iniciativa da televisão CBS.
Os casais que replicaram a esta sexta-feira cena trajaram-se a rigor, com o homem vestido de marinheiro e a mulher com um vestido branco.
Os veteranos da II Guerra Mundial Ray e Ellie William, que se casaram no dia 15 de agosto de 1945, foram os convidados de honra, voando até Nova Iorque de propósito para o evento.
Ray Williams relembrou as emoções vividas no dia em que a guerra acabou: "Nós vivenciámos essa alegria, no fim de tarde de uma sexta-feira. A exaltação tomou conta do país e nós estávamos duplamente felizes, celebrando o fim da guerra e o nosso casamento".
Estima-se que, no final de tarde do dia 14 de agosto de 1945, se tenham juntado mais de dois milhões de pessoas naquela grande praça para ouvir as notícias e partilhar a alegria do final da guerra.
O Japão rendeu-se no dia 14 de agosto de 1945, depois de a América atacar o país com duas bombas atómicas, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki, que mataram instantaneamente mais de 100 mil pessoas.
