
Siri é uma aplicação que permite usar a voz para enviar mensagens, fazer chamas, registar alertas, etc. em equipamentos da Apple
Mike Segar/Reuters
Um jovem norte-americano estava a arranjar a sua carrinha quando o veículo cedeu e lhe prendeu o braço esquerdo. Foi graças a uma aplicação do seu telemóvel, que ativou fazendo pressão com o rabo, que chamou os serviços de emergência.
Sam Ray, de 18 anos, estava sozinho a arranjar a sua carrinha quando o veículo caiu sobre ele e ficou com o braço esquerdo preso. Ainda usou a mão direita para bater com um ferro num pneu, na esperança que o ruído chamasse a atenção de alguém que pudesse socorrê-lo. Mas em vão.
Foi então que se lembrou que tinha o telemóvel no bolso de trás das calças, conseguiu fazer pressão e ativar a aplicação móvel Siri - que permite usar a voz para enviar mensagens, fazer chamas, registar alertas, etc. em equipamentos da Apple - e assim contactar os serviços de emergência.
Primeiro, a pessoa que atendeu a chamada ainda pensou que se tratava de um engano, mas depois ouviu sofrido e choroso pedido de ajuda de Sam.
A localização da residência, num subúrbio de Nashville, Tennessee, foi conseguida através da triangulação do sinal de telemóvel e quando as equipas de socorro chegaram encontraram o jovem preso debaixo do veículo.
"Consegui aperceber-me de que ia perder os sentidos. Estava a começar a aceitar que não iria conseguir sair dali", confessou Sam a um jornal local na sexta-feira, sobre o incidente ocorrido em julho.
Quando foi retirado debaixo da carrinha, Sam foi helitransportado para o hospital com ferimentos graves - várias costelas partidas, danos num rim, cortes, concussão e queimaduras no braço esquerdo, refere a BBC. Desde então tem estado a recuperar das lesões.
"Acho que fiquei preso ao iPhone para o resto da vida. Devo-lhe isso", frisou o jovem, que antes do incidente estava a pensar adquirir um telemóvel de outra marca.
