
DR
A diretora de uma escola de Canberra, na Austrália, mandou construir uma jaula na sala de aula para colocar uma criança autista lá dentro.
Segundo revelou o Ministério australiano da Educação esta quinta-feira, a diretora foi a responsável direta pela construção da jaula, que fez recorrendo a cerca de 3,300 euros de fundos públicos.
Segundo a investigação, a jaula foi feita em março passado, tendo sido utilizada uma vez. As autoridades foram então alertadas, dando ordem para a destruir, 14 dias depois.
Entretanto, na quarta-feira, a Imprensa australiana divulgou as imagens da jaula. Tinha dois metros de largura por dois de comprimento, uma cobertura e grades azuis. O objetico era criar um espaço para a criança de dez anos, com autismo, "se acalmar".
A divulgação das imagens mereceu a condenação da ministra da Educação, Joy Burch, que considerou apenas serviria para magoar ainda mais a família da criança. Contudo, considerou legítimo que o processo fosse tornado público, depois de muitos pais se queixarem de nada saberem sobre a investigação.
A diretora foi demitida e proibida de voltar a lecionar numa escola pública.
