
John Fairfax
DR/John Fairfax
O primeiro remador solitário a atravessar um oceano foi o britânico John Fairfax em 1969. Quando anunciou os seus planos, antes da partida, foi tomado por lunático e poucos acreditavam que tal façanha fosse exequível.
Fairfax publicou um anúncio no London Times a pedir ajuda para a concretização do seu projeto. Recebeu seis cartas. Três gozavam com ele. Numa outra, um estudante oferecia-se para ajudar a construir um barco. A quinta resposta vinha de uma secretária, Sylvia Cook, que manifestava a sua admiração pela ideia, disponibilizando-se para cooperar nas suas horas vagas. A última carta era um cheque de uma libra.
A 19 de julho de 1969, John Fairfax atracou o seu barco em Hollywood Beach, na Florida, depois de 180 dias a remar desde as Canárias. Conseguira aquilo que poucos acreditavam. A travessia de Fairfax foi tudo menos fácil. Conta-se que a dada altura até foi atacado por um tubarão mas o remador levou a melhor. E até há quem diga que Fairfax aproveitou para ser ele a comer, depois, o tubarão a bordo.
Quando Fairfax pisou terra firme até lhe pediram para exibir as suas mãos para confirmarem se tinham calos, bolhas ou outros sinais de intensa labuta. Nesse dia, a proeza passou um bocado despercebida porque o mundo inteiro estava com os olhos postos na lua: Neil Armstrong pisá-la-ia, pela primeira vez, no dia seguinte. E Fairfax recebeu uma carta dos astronautas. "Nós que navegamos sobre o que o Presidente Kennedy uma vez chamou de "O novo Oceano do Espaço" temos a satisfação de prestar as nossas homenagens ao homem que, sem a ajuda de ninguém, conquistou o temível oceano de água", lia-se na mensagem.
A chegada do britânico à Florida teve ainda outro momento apreciável: Sylvia Cook, a tal secretária, não controlou a emoção e correu para dentro de água para um abraço apaixonado a Fairfax. Os dois envolveram-se numa história de amor e um par de anos anos volvidos decidiram remar juntos o Oceano Pacífico. Partiram de São Francisco e chegaram à Austrália 361 dias depois. John Fairfax voltou a ser atacado por um tubarão mas desta vez lesionou-se. Sylvia Cook tratou-lhe das feridas e remou sozinha os últimos 40 dias. Foram as primeiras pessoas a remar o Oceano Pacífico. E Sylvia Cook entrou na história como a primeira mulher a remar um oceano.
