A imprensa estatal chinesa confirmou hoje que o Presidente Xi Jinping se vai encontrar no fim de semana em Singapura com o líder de Taiwan, Ma Ying-jeou.
A notícia, que cita fonte oficial de Taiwan em Pequim, é dada pela agência de notícias oficial, Xinhua, numa breve linha, e surge depois do anúncio feito pelo gabinete de Ma Ying-jeou.
Na terça-feira um porta-voz do governo de Taiwan tinha anunciado o encontro, no qual dos dois Presidentes vão "trocar pontos de vista sobre os assuntos relacionados com as relações entre os dois lados do estreito da Formosa".
O encontro entre Ma e Xi será o primeiro ao mais alto nível entre as duas partes, que mantém contactos informais a nível diplomático.
A República da China, na ilha de Taiwan, foi proclamada após o final da guerra civil da China em 1949, quando as forças do Partido Nacionalista (Kuomintang) liderado pelo general Chiang Kai-shek se retiraram do continente chinês após a vitória dos comunistas de Mao Zedong, que proclamou a implantação da República Popular da China.
O governo de Pequim considera Taiwan como uma "província renegada" e ameaça regularmente com o uso da força para impedir quaisquer tentativas de declaração de independência da ilha nacionalista.
Taiwan funciona na prática como um país independente, mas oficialmente a grande maioria dos países reconhece apenas a República Popular da China.
