
Ataque ao Bataclan causou 89 mortos
CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA
A mãe de Ismael Omar Mostefai, um dos terroristas que se fez explodir no Bataclan, em Paris, chama-se Lúcia Moreira e é natural de Póvoa de Lanhoso, Braga.
Segundo o jornal "Expresso", Lúcia Moreira saiu de Portugal em criança e vive desde então em França.
O seu filho, Ismael Omar Mostefai, foi o primeiro dos autores dos ataques de Paris a ser identificado pela Polícia através de impressões digitais. É filho de Lúcia Moreira e de um cidadão argelino.
Mostefai foi um dos atacantes do Bataclan, onde morreram 89 pessoas na noite da passada sexta-feira.
Segundo o jornal norte-americano "The New York Times", Mostefai viveu com os pais perto de Chartres e o presidente da Câmara local, Jean-Pierre Gorges, identificou-o depois de a polícia divulgar o nome.
"Viveu aqui com os pais, num bairro mesmo à saída de Chartres", disse um vizinho. "Era uma família normal, como toda a gente", garante ainda.
Ismael Mostefai era o terceiro filho num total de cinco irmãos e trabalhava numa padaria. "Brincava com os meus filhos", disse ainda este vizinho, que não se quis identificar.
Nas memórias desta pessoa que conviveu com o agora conhecido terrorista, Ismael era uma jovem normal. "Nunca falou sobre religião. Era normal. Tinha alegria de viver e ria-se muito".
A mudança aconteceu em 2010, mas ninguém percebeu o que estava a acontecer com o lusodescendente.
