
REUTERS/Ricardo Moraes
A banda norte-americana Pearl Jam exigiu, sábado, num concerto no Brasil, uma sanção exemplar para os responsáveis pelo rebentamento de uma barragem em Minas Gerais, que atingiu sete localidades brasileiras e fez 12 mortos e 11 desaparecidos.
A exigência foi feita pelo vocalista do grupo, Eddie Vedder, durante a atuação dos Pearl Jam no estádio Mineirão de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, estado onde ocorreu a 05 de novembro um desastre ambiental.
"Os acidentes destroem rios e retiram vidas. E ainda assim eles conseguem lucrar. Esperamos que sejam sancionados, duramente sancionados e cada vez mais sancionados", afirmou o vocalista em português para delírio das cerca de 42.000 pessoas que assistiam ao concerto.
Sem mencionar a Samarco, a companhia responsável pela barragem que rebentou em Minas Gerais e que provocou pelo menos 12 mortos e 11 desaparecidos, e que é detida em partes iguais, pelo gigante da mineração brasileiro Vale e pelo anglo australiano BHP Billiton, Eddie Vedder fez um duro discurso contra as empresas que contaminam o ambiente.
"Esperamos que sejam sancionados para que nunca se esqueçam do triste desastre que causaram", disse o vocalista, que anunciou ainda que a banda decidiu doar a sua parte da venda das entradas naquele concerto aos que sofreram com o acidente ambiental.
O discurso foi pronunciado pouco antes do grupo interpretar a 'Do The Evolution', uma música que faz referências aos danos causados pelo homem em nome da evolução.
A tragédia no Brasil foi causada pela rutura dos diques de contenção de um dos depósitos de água e resíduos da exploração mineira de uma mina de Samarco, dando origem a uma enxurrada de 62 milhões de metros cúbicos de lama e resíduos.
A inundação, a mais grave no mundo na ultima década, destruiu completamente o subdistrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, inundou mais três distritos e uma enorme extensão de terras e afetou o rio Doce, um dos mais importantes do sudeste do país.
Segundo o último balanço oficial, o acidente provocou pelo menos 12 mortos, quatro ainda por identificar, e ainda estão por localizar 11 desaparecidos.
