As autoridades italianas confiscaram 3500 pergaminhos com falsas bênçãos papais que se destinavam a ser vendidos a peregrinos durante o Jubileu.
Corpo do artigo
Os pergaminhos falsos, que incluíam a imagem do Papa Francisco e o brasão da Santa Sé, foram descobertos numa loja próxima da Praça de São Pedro, no Vaticano.
Segundo a polícia italiana, os pergaminhos estavam impressos em italiano, espanhol, português e inglês sob o título "Bênção do Peregrino", tendo o responsável pela impressão sido denunciado por produção e comércio de objetos falsificados.
"Inventaram a recordação perfeita para o peregrino do Jubileu: uma bênção apostólica personalizada em pergaminho pontifício, com brasão da Santa Sé e uma fotografia do Papa Francisco, mas não consideraram necessário pedir a correspondente autorização", comentou a polícia a propósito dos autores da fraude.
O valor dos pergaminhos apreendidos ascende a cerca de 70 mil euros, desconhecendo-se o montante que os comerciantes já tinham arrecadado com a venda dos certificados falsos.
O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, teve início a 8 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina a 20 de novembro de 2016.