
Yanis Varufakis
MARTA PEREZ/EPA
O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varufakis vai lançar em fevereiro, a partir de Berlim, um novo partido de esquerda pan-europeu.
A informação é avançada na edição desta segunda-feira do jornal "Neues Deutschland".
De acordo com o diário, Varufakis apresentará o partido "Democracy in Europe Movement 2025" (DiEM25) a 9 de fevereiro, no Volksbühne, teatro onde se representam peças vanguardistas ou provocadoras.
Segundo o jornal, o projeto político que Varufakis vai apresentar juntamente com outros correligionários define-se como uma "nova democratização da Europa" que visa deter a atual fragmentação das formações de esquerda.
Yanis Varufakis foi titular da pasta das Finanças no primeiro Governo dirigido por Alexis Tsipras, líder do partido esquerdista Syriza, tendo sido a sua figura mais mediática e controversa.
O ex-ministro contestou as medidas de austeridade defendidas pelo grosso da União Europeia, com a Alemanha à cabeça, como condição para o resgate financeiro da Grécia.
Em julho, demitiu-se quando o Governo de Tsipras se comprometia a respeitar os termos negociados com a troika internacional de credores.
