O secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, insistiu hoje com os credores internacionais para que aliviem o fardo da dívida à Grécia, disse um seu porta-voz.
A informação foi divulgada depois de uma conversa telefónica com o seu homólogo grego, Euclide Tsakalotos.
Saudando a adoção das reformas que estão em curso na Grécia, Lew reiterou "a importância de a comunidade internacional manter os seus compromissos de colocar a dívida grega numa trajetória viável, graças a um alívio, na condição de a Grécia continuar a realizar reformas", acrescentou a mesma fonte.
Tsakalotos iniciou na sexta-feira uma viagem de seis dias na Europa para discutir com os seus pares a necessidade de discutir o alívio da dívida grega.
A Grécia aceitou em julho um terceiro plano de assistência internacional, com um prazo de cinco anos e um montante de 86 mil milhões de euros, aceitando em contrapartida realizar numerosas reformas económicas e financeiras.
Os representantes dos credores -- banco Central Europeu, Comissão Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional -- vão regressar a Atenas a partir do dia 18., para fazerem uma primeira avaliação da evolução em seis meses.
Uma avaliação positiva destes representantes pode conduzir à abertura de discussões sobre as possibilidades de aliviar o enorme fardo da dívida grega, que representa cerca do dobro do produto interno bruto.
