O grupo extremista Estado Islâmico difundiu este domingo um vídeo em que apresenta os autores dos atentados que fizeram 130 mortos no dia 13 de novembro em Paris e ameaça todos os países da "coligação" incluindo a Grã-Bretanha.
Corpo do artigo
Tratam-se, segundo o vídeo divulgado pelo centro de propaganda do EI, Al-Hayat, de quatro belgas, três franceses e dois iraquianos que cometem atrocidades contra pessoas apresentadas como reféns.
Exprimindo-se em árabe e francês, alguns destes elementos afirmam que a sua "mensagem se dirige a todos os países que participam na coligação" antijiadista liderada pelos Estados Unidos, que luta contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque desde setembro de 2014.
O vídeo mostra um retrato do primeiro-ministro britânico David Cameron acompanhado de uma frase em inglês afirmando que "Quem estiver do lado dos infiéis será o alvo das nossas espadas" e descreve os jiadistas como "leões" que meteram "a França de joelhos".
As imagens contêm igualmente excertos que mostram os atentados de Paris e as operações das forças de segurança francesas após os ataques.