O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje o acordo de cessar-fogo na Síria e exigiu às partes que o cumpram de forma completa.
Numa resolução adotada por unanimidade menos de uma hora antes do início da trégua, que começou às 00:00 locais (22:00 em Lisboa), o Conselho de Segurança da ONU felicitou os compromissos do Governo sírio e da oposição para acabar com a violência e disse acreditar que o atual cessar-fogo é um passo para uma paz duradoura.
O Conselho de Segurança da ONU exigiu também a todas as partes que permitam a entrega imediata de ajuda humanitária a toda a população, incluindo a que se encontra nas localidades sitiadas por combatentes.
Hoje, o mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou a intenção de convocar para sete de março uma nova sessão das negociações de paz entre Governo e oposição sírios.
Staffan de Mistura afirmou que para se realizar uma nova ronda de negociações será necessário que o cessar-fogo seja cumprido e que a ajuda humanitária chegue à população.
