
Youtube
Orangotangos de vários zoológicos norte-americanos renderam-se às maravilhas dos tablets e dominam vários jogos dos iPads que os tratadores lhes emprestam. A ciência está já a estudar a nova predilecção dos símios. Veja o vídeo.
O zoológico de Milwaukee, nos EUA, está a estudar a forma como os primatas comunicam através dos tablets electrónicos.
[youtube:nBua2yjuP7c]
O centro instalou um serviço de internet nas instalações para permitir a comunicação entre animais de diferentes zoológicos.
O projecto, dinamizado pela organização "Oranguntan Outreach", espera arrecadar fundos para ajudar os animais, actualmente em risco de extinção.
Conta a BBC que a ideia surgiu durante a apresentação do iPad, feita em 2010 por Steve Jobs. Segundo Richard Zimmerman, da "Oranguntan Outreach", um dos tratadores do zoo lembrou-se de mostrar um tablet aos orangotangos, que ficaram fascinados com o aparelho.
Segundo os relatos dos tratadores, os animais ficam visivelmente inebriados com as imagens de televisão vistas no iPad, principalmente quando aparecem outros orangotangos.
A atenção é total quando detectam a presença de algum orangotango conhecido. "Adoram ver-se uns aos outros", explicou Richard Zimmerman.
Vários jardins zooloógicos norte-americanos mostraram já interesse em participar no estudo. No zoo de Atlanta, há vários anos que decorrem investigações com gorilas e sistemas de ecrãs tácteis.
Um dos principais problemas com que se debate a investigação é a fragilidade dos tablets, sucessivamente partidos pelos orangotangos. Estão em desenvolvimento dispositivos mais resistentes ao manuseamento pelos animais.
