
HANDOUT/REUTERS
Uma bola de futebol, escrita com caracteres japoneses, foi encontrada por um casal americano, no litoral do Alasca. A bola foi reclamada por um jovem japonês, que reconheceu a mensagem escrita, depois de o casal ter disponibilizado a imagem do esférico à imprensa internacional.
Depois do tsunami que ocorreu a 11 de março do ano passado, no Japão, alguns objetos arrastados pela força das ondas gigantes têm aparecido no litoral do Alasca, depois de atravessarem todo o Pacífico Norte ao sabor das correntes.
Uma bola de futebol com caracteres japoneses foi encontrada no litoral do Alasca, nos Estados Unidos da América, por David e Yumi Baxter. O casal contactou a "National Oceanic and Atmospheric Administration" (NOAA) para tentar encontrar o proprietário da bola.
Depois de ver a imagem disponibilizada pela imprensa internacional, Misaki Murakami, de 16 anos, reconheceu a sua bola e a mensagem nele escrita.
Misaki Murakami mora na província de Iwate, numa das cidades mais afetadas pelo tsunami do ano passado. O jovem explicou que a mensagem escrita na bola é uma mensagem de força e foi um presente dos seus colegas de escola, na altura em que mudou de colégio.
Está escrito "Força Misaki Murakami!", com data de março de 2005 e tem as assinaturas de alguns alunos de terceiro ano da antiga escola primária do jovem.
Misaki Murakami disse à imprensa internacional que estava muito feliz com a notícia, porque o tsunami tinha destruido todas as propriedades da sua família e parecia-lhe impossível recuperar algum dos seus pertences.
O jovem agradeceu ao casal Baxter por ter tido a preocupação de procurar o proprietário da bola e está ansioso por voltar a tê-la consigo.
Entre os objetos encontrados na proximidade do litoral norte americano, arrastados pelo Pacífico Norte e provenientes do Japão, está um barco pesqueiro encontrado em março deste ano, na costa Oeste do Canadá.
