Professores suíços de uma instituição de ensino situada em Berna estão a testar em vacas um dispositivo eletrónico que avisa os pastores - via sms - quando os animais estão no cio. As experiências estão a dar resultados positivos e, por isso, o aparelho deverá ser comercializado já a partir do próximo ano.
Corpo do artigo
Os investigadores foram confrontados com o facto de as vacas das raças "hostein vermelha" e "jersey" estarem a deixar de dar sinais do momento em que se encontram no cio. E isto porque são sujeitas a um stresse cada vez maior para produzirem mais leite. Ingerem mais proteínas, minerais e vitaminas, uma forma de aumentar a produção de leite, mas que causa perturbações no metabolismo das vacas.
De acordo com o "The New York Times", os investigadores decidiram criar um dispositivo eletrónico - a que chamaram "detetor de cio" -, colocado no pescoço do animal, que engloba um sensor e um chip. O sensor é colocado nos órgãos genitais da vaca e serve para medir a variação de temperatura e de movimentos.
Quando a vaca está no cio, não só a temperatura sobe, como o animal movimenta-se menos. A conjugação dos dois estímulos faz gerar um sinal, que é transmitido ao chip. Este, por sua vez, envia um sms (que pode ser escrito em alemão, francês, italiano, inglês ou espanhol) ao telemóvel do pastor.
Os primeiros testes têm dado resultados positivos, apesar da necessidade, já detetada, de alguns ajustes. Por isso, os investigadores pretendem lançar o aparelho no mercado já no próximo ano.
O preço do equipamento - 1100 euros - pode ser um pequeno óbice para a implementação dos sistema junto dos agricultores.