
Reuters
Um jornalista ficou sem telemóvel nos EUA e acabou por localizar o aparelho... na China. O novo e o antigo donos do iPhone tornaram-se amigos e celebridades na Net.
Um telemóvel roubado numa noite de bebida acabou por transformar Matt Stopera, um jornalista nova iorquino, e Li Hongjun, um dono de restaurante chinês, em amigos improváveis.
Tudo começou quando Stopera se viu sem o seu iPhone 5, que deixara em cima da mesa de um bar. Desapontado com o sucedido, decidiu escrever um artigo sobre o telemóvel roubado para o Buzzfeed, site para onde trabalha. "Cometi um erro crasso: deixei o meu telemóvel em cima de uma mesa e, enquanto me emborrachava, esqueci-me dele", rezava o título do texto.
No entretanto, comprou um telemóvel novo e esqueceu o assunto até que, um ano depois, ao sincronizar a sua conta com um novo iPhone, começou a receber no seu álbum na "cloud" fotografias que não tinha tirado. Ainda para mais, as fotos em questão pareciam ser tiradas na China... e tinham como principal protagonista um homem asiático que nunca vira, mas parecia gostar de tirar "selfies" ao pé de laranjeiras.
Aborrecido com o sucedido, o norte-americano acabou por mandar bloquear, por controlo remoto, o seu telemóvel antigo, para que o novo proprietário não pudesse usufruir dele. Antes, porém, fez um novo artigo sobre a sua aventura que, sem saber, haveria de ser traduzido e publicado no "Twitter" asiático, o Weibo.
Bastaram umas horas para que a sua história se tornasse viral e fosse lida por mais de 20 milhões de pessoas. Começava, assim, a loucura que o havia de tornar famoso: os utlizadores da conhecida rede social asiática não perderam tempo e começaram a procurar o "bro orange", ou "irmão das laranjas", como foi apelidado. Pouco tempo depois, Li foi encontrado e Stopera, nada chateado com o roubo, começou a trocar impressões com o seu novo amigo, que o acabou por convidar a jantar no seu restaurante, na China.
Os holofotes da Internet nunca saíram desta história e muitas foram as vozes dos fãs que convenceram Stopera a viajar até à China para conhecer o seu "irmão das laranjas". O momento esperado aconteceu esta semana e Stopera tem documentado a sua aventura no Twitter.
"Agora já sei como se sente a Kim Kardashian quando chega ao aeroporto de Los Angeles com o filho e o Kanye West", garante, explicando a loucura que rodeou a sua chegada ao aeroporto chinês: para além de ter à sua espera dezenas de fotógrafos, ansiosos por captar o momento, também uma multidão de fãs fez questão de o ir receber ao aeroporto.
Matt e Li são, agora, as mais recentes celebridades da Internet, e estão em "tournée" pela China, rodeados de fãs e de jornalistas, que registam cada minuto do seu dia-a-dia. E, para celebrar este encontro insólito, decidiram que iriam plantar uma laranjeira os dois, como símbolo desta amizade tão improvável.
