
DR
Um croata perdeu a carteira com cerca de mil euros e todos os documentos, em 2001. Há dias, recebeu tudo de volta, com a quantia perdida atualizada para 1440 euros, juros incluídos.
Um croata recebeu recentemente uma encomenda postal que o deixou surpreendido, uma vez que transportava uma carteira que o homem tinha perdido há 14 anos mas também os respetivos documentos intactos e uma quantia inesperada em dinheiro.
"Não acredito no que aconteceu desde que recebi a encomenda há alguns dias. Pensei que se tratava de uma partida", contou o cinquentenário Ivica Jerkovic, residente em Donja Moticina (leste da Croácia), em declarações ao diário "24 Sata".
O homem perdeu a carteira depois de ir ao banco levantar dinheiro para pagar umas obras em casa. Nesse mesmo dia, Jerkovic esteve com um grupo de amigos numa festa e levou um amigo que adoeceu às urgências. Acredita que perdeu a carteira num desses locais.
Passados 14 anos, a encomenda enviada a Ivica Jerkovic tinha a carteira, todos os documentos intactos e 1500 francos suíços (cerca de 1440 euros), um montante superior 440 euros aos mil euros (na época dois mil marcos alemães) que estavam no interior da carteira na altura do incidente.
"Não podia imaginar um melhor presente de Páscoa. Se comparar este montante com os dois mil marcos alemães, o remetente enviou-me a quantia, mas também os juros destes 14 anos", afirmou.
O remetente da encomenda postal era anónimo, mas Ivica Jerkovic acredita que quem encontrou a carteira na época teria graves problemas financeiros.
"Suponho que o dinheiro terá salvado essa pessoa, (...) fez depois os cálculos sobre os anos que passaram para me devolver a quantia justa", disse ainda o cinquentenário croata.
