O secretário nacional para as Relações Internacionais do PS, José Lello, e o vice-presidente da Comissão Política dos socialistas, Capoulas Santos, manifestaram, esta quinta-feira, o seu apoio à candidatura de Francisco Assis à liderança do PS.
Corpo do artigo
Os nomes dos dirigentes nacionais do Partido Socialista foram avançados à agência Lusa por uma fonte da candidatura do líder parlamentar cessante do PS, Francisco Assis.
Tanto José Lello, como Capoulas Santos, pertenceram ao chamado "núcleo duro" de José Sócrates enquanto líder do PS.
Francisco Assis apresentou, quarta-feira à noite, a sua candidatura ao cargo de secretário-geral do PS, entrando numa corrida em que também estará o dirigente socialista António José Seguro, que esta quinta-feira formaliza a sua candidatura em conferência de imprensa.
José Lello, além de ser membro do Secretariado Nacional (o órgão de direcção restrito), é um dos membros mais influentes da federação do Porto -- a maior em número de militantes dentro do PS -- e Capoulas Santos, eurodeputado, é líder do PS/Évora.
Entre os apoios a Francisco Assis, estão o líder da federação de Viseu, João Azevedo, e o ministro cessante dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão.
Entretanto, o presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, Luís Pita Ameixa, declarou, esta quinta-feira, apoiar António José Seguro na corrida à liderança dos socialistas.
Luís Pita Ameixa, reeleito deputado por Beja nas legislativas de domingo, disse esta quinta-feira à agência Lusa que apoia a candidatura de António José Seguro numa óptica de "grande reorganização do PS" e como forma de "construção de um novo caminho político de esperança para a esquerda de democrática".
José Sócrates anunciou domingo que abandonaria a liderança do PS, na sequência da derrota eleitoral nas legislativas.
As eleições directas no PS realizam-se dias 22 e 23 de Julho e o congresso entre 9 e 11 de Setembro.
