
O novo primeiro-ministro português encontra-se já reunido com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na sede do executivo comunitário, primeira etapa de uma longa jornada em Bruxelas que assinala a estreia de Pedro Passos Coelho em cimeiras europeias.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, que viajou esta manhã de Lisboa para Bruxelas. Pedro Passos Coelho quer dar o exemplo de poupança e sacrifícios e viajou em classe económica, num avião da TAP, acompanhado de uma comitiva de apenas quatro pessoas.
Pedro Passos Coelho chegou ao "quartel-general" da Comissão perto das 12.15 horas locais (11.15 em Portugal continental), sendo recebido à entrada por Durão Barroso, tendo ambos subido de imediato para o 13.º andar, o piso do presidente do executivo comunitário, onde decorrerá a reunião.
O encontro, o primeiro entre ambos desde que Passos Coelho tomou posse, na última terça-feira, deverá durar cerca de uma hora.
Depois da reunião, Pedro Passos Coelho e José Manuel Durão Barroso prestarão declarações aos jornalistas, após o que o chefe de Governo viajará alguns quarteirões, até ao local na capital belga onde terá lugar a mini-cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), a família política que o PSD integra (assim como o CDS-PP).
Desde a sua eleição para líder dos sociais-democratas que Passos Coelho é presença habitual nestas cimeiras do PPE que tradicionalmente antecedem os Conselhos Europeus, mas hoje é a primeira vez que participa no encontro como um dos muitos chefes de Governo europeus desta família política, e não líder da oposição.
Actualmente fazem parte do PPE 17 dos 27 membros do Conselho Europeu, e no encontro deverão estar, entre outros, Nicolas Sarkozy (presidente da França), Angela Merkel (chanceler da Alemanha), Silvio Berlusconi (chefe do Governo da Itália) e José Manuel Durão Barroso (presidente da Comissão Europeia).
Ao final da tarde, Passos Coelho rumará então para a sede do Conselho, para o "momento alto" da sua estreia europeia, a sua primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
Num encontro que deverá ser dominado pela situação grega, o primeiro-ministro português será apresentado aos seus homólogos europeus, aos quais se dirigirá para reafirmar a determinação do novo Governo em cumprir o programa de assistência financeiro negociado pelo anterior executivo
Essa intervenção deverá ser feita durante o jantar de trabalho que os 27 têm previsto a partir das 20 horas (19 em Portugal continental), e em que um dos temas a tratar é precisamente os
De acordo com a mesma fonte, no início da reunião, às 19.30 (18.30 horas), durante um encontro com o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, deverá fazer a apresentação dos dois novos chefes de governo presentes: Passos Coelho e o novo primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen.
O Conselho Europeu, que marca os últimos dias da presidência da Hungria da UE que a partir de 1 de Julho é substituída pela Polónia nessa tarefa, prosseguirá até ao final de sexta-feira.
