O ministro da Saúde Paulo Macedo anuncia, esta terça-feira, em Viana do Castelo, que quer os hospitais e centros de saúde a disponibilizar mensalmente informação de gestão sobre o seu desempenho.
Corpo do artigo
Paulo Macedo vai assumir, no seu primeiro acto oficial enquanto ministro da Saúde, "o compromisso do Governo" de divulgar mensalmente a informação de gestão sobre o desempenho das instituições, como taxas de reinternamento ou rácio entre consultas e urgências, disse fonte oficial do Ministério à Agência Lusa.
O desempenho assistencial medido pela demora média será outro dos indicadores, bem como as taxas de poupança nas rubricas de custos mais elevados, adiantou a mesma fonte.
O ministro inaugura, esta terça-feira, em Viana do Castelo, a nova Unidade de Cirurgia de Ambulatório da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), lançada a concurso por 1,9 milhões de euros.
Segundo o projecto inicial da obra, o objectivo consistia em equipar o Hospital de Viana do Castelo com duas salas, além de uma terceira de reserva, para permitir elevar o total de actos cirúrgicos de ambulatório - sem necessitar de internamento -, a cerca de 4900 por ano.
Com este novo bloco ambulatório, o Hospital de Viana do Castelo, que serve mais de 250 mil habitantes em todo o distrito, poderá registar menos 4480 dias de internamento e precisar de menos 25 camas.