Ana Rita Cavaco venceu as eleições da Ordem dos Enfermeiros, mas terá de disputar o lugar de bastonária com o segundo classificado numa segunda volta que ocorrerá no dia 5 de janeiro.
Corpo do artigo
Ana Rita Cavaco, candidata da lista E, obteve 38,72 % dos votos, de acordo com o mapa de apuramento provisório nacional publicado esta manhã de quarta-feira no site da Ordem dos Enfermeiros. José Carlos Gomes, da lista C, ficou em segundo lugar com 16,06% dos votos para o lugar de bastonário.
A taxa de abstenção foi de 75,24%, inferior à da última eleição que atingiu os 85%. Ainda assim, dos 67916 eleitores apenas 16818 exerceram o seu direito de voto.
Segundo os novos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, o bastonário tem de ser eleito com 50% dos votos mais um, o que significa que terá de haver uma segunda volta, explicou, ao JN, Ana Rita Cavaco.
A vencedora das eleições critica esta alteração dos estatutos, aprovados recentemente, que permite que o candidato que ganhar na segunda volta possa exercer o cargo de bastonário sem ter vencido nos órgãos nacionais e regionais.
Sobre os resultados das eleições de ontem, Ana Rita Cavaco considerou que, apesar da alta taxa de abstenção que revela muito descontentamento, "os enfermeiros falaram e disseram claramente o que querem. E o que querem é uma mudança".