A Polícia Judiciária de Aveiro deteve um homem, de 25 anos, suspeito da autoria dos crimes de burla informática e contrafacção de cartões multibanco. O homem foi preso em "em flagrante delito" na posse de dispositivos de captação de dados em máquinas ATM para clonar cartões.
Corpo do artigo
Quando foi capturado pela Polícia Judiciária (PJ), "o suspeito tinha acabado de retirar estes dispositivos electrónicos de uma ATM em Ílhavo", explicou fonte da PJ.
Com estes dispositivos, o indivíduo "conseguia obter os elementos de segurança dos cartões bancários, que eram depois utilizados em território nacional e, sobretudo, na Rússia, permitindo assim levantamentos de numerário".
Segundo a PJ, os crimes terão ocorrido entre 25 de Maio e a passada terça-feira, período durante o qual terão sido "copiados" cerca de 80 cartões e efectuados mais de duas centenas de levantamentos.
A mesma fonte acrescenta que os levantamentos efectuados atingiram cerca de 25 mil euros.
O detido será presente às autoridades judiciárias competentes, na comarca do Baixo Vouga, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação adequadas.