O tenente-general Pina Monteiro, actual representante militar na NATO, é o nome escolhido pelo Governo para substituir o general Pinto Ramalho como chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), confirmaram à agência Lusa fontes militares.
Corpo do artigo
A escolha de Artur Pina Monteiro para liderar o Exército foi avançada pelo Diário de Notícias ao início desta tarde.
A 17 de Novembro, fontes militares tinham dito à Lusa que a nomeação recairia sobre o tenente-general Pina Monteiro ou sobre o comandante de instrução e doutrina do ramo, o tenente-general Vaz Antunes.
A tomada de posse do novo CEME deve ter lugar na próxima segunda-feira, já que o general Luís Pinto Ramalho cessa funções no dia 18 de Dezembro (domingo), mas uma das entidades habitualmente convidadas para a cerimónia - no Palácio de Belém, onde é formalmente assinado o decreto presidencial - adiantou à Lusa ainda não ter recebido qualquer notificação por parte da Presidência da República.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo, esteve reunido esta quarta-feira à tarde com o presidente da República, Cavaco Silva, para ultimar o processo de escolha do novo CEME.
Os chefes militares são nomeados pelo presidente da República sob proposta do Governo.
Desta forma, o general Pinto Ramalho deixa o cargo de CEME ao fim de cinco anos de mandato.
O seu substituto, Pina Monteiro, foi comandante operacional do Exército até 2009, tendo iniciado funções no final desse ano como representante militar na sede da Aliança Atlântica, em Bruxelas.
Natural do concelho da Guarda e com 59 anos de idade, o tenente-general foi também chefe de gabinete do general Valença Pinto quando este desempenhou o lugar de CEME e de CEMGFA.