Pedro Passos Coelho e Paulo Portas reuniram esta quarta-feira à noite na residência oficial do primeiro-ministro, em S. Bento. Um encontro que fontes oficiais descreveram como "muito construtivo" e no qual foi agendada nova reunião para esta quinta-feira de manhã.
Corpo do artigo
O encontro aconteceu logo após o regresso a Portugal do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de uma reunião em Berlim, Alemanha, e após uma reunião da direção do CDS-PP, em Lisboa. A reunião terá começado cerca das 21.20 horas na residência oficial do primeiro-ministro e terminou cerca das 23.30 horas.
No final do encontro a sós não houve qualquer declaração pública dos dois responsáveis políticos, tendo fontes oficiais anunciado apenas que uma nova reunião ficou marcada para esta quinta-feira de manhã.
A comissão executiva do CDS-PP mandatou esta quarta-feira o líder do partido, Paulo Portas, que se demitiu na terça-feira de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, para reunir com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e encontrarem "uma solução viável para a governação em Portugal".
Na terça-feira, Passos Coelho confessou a surpresa com a decisão de Paulo Portas e afirmou que iria manter-se como primeiro-ministro.
Na declaração ao país, o chefe do Governo disse não ter aceitado a demissão de Portas e anunciou ir esclarecer as condições de apoio político ao Governo de coligação com o CDS-PP e o sentido da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros.
A demissão de Portas, na terça-feira, foi a segunda demissão do Governo em dois dias, depois da demissão de Vitor Gaspar de ministro das Finanças, na secunda-feira.