
O novo rei de Espanha, Felipe VI, que está esta segunda-feira de visita a Portugal durante cerca de seis horas, já manifestou vontade de regressar a Portugal "quanto antes" para uma visita mais demorada, como esta manhã lhe pediu o presidente da República, Cavaco Silva.
Nas declarações que ambos fizeram aos jornalistas, após um encontro de cerca de 40 minutos no Palácio de Belém, o presidente da República e o novo monarca espanhol enalteceram as boas relações e os laços que unem os dois países, bem como os "vínculos familiares" que ligam a família real espanhola a Portugal.
Cavaco Silva mostrou-se satisfeito com o facto de os novos reis, Felipe VI e Letizia, terem escolhido Portugal para a sua segunda viagem após a coroação, a 19 de junho, mas desde já os convidou para uma visita "mais demorada", para que possam contactar durante mais tempo com o país e conhecer outras regiões. Felipe VI acedeu logo ao convite. "Esta visita tão curta e tão rápida deixa-nos com vontade de vir quanto antes", rematou, antes de seguir para um almoço oferecido pelo Presidente da República no Palácio de Queluz.
Nas declaraçoes aos jornalistas, Felipe VI lembrou que Portugal e Espanha tiveram e têm "interesses comuns e problemas comuns" e manifestou vontade de que continuem a trabalhar "ombro a ombro" para responder "aos grandes desafios" atuais que se colocam aos dois países, quer na União Europeia, quer na zona geográfica onde se inserem e também na área ibero-americana, disse.
"Aqui fica o nosso compromisso de fazer valer a história que nos antecede e de projetar esta relação para o futuro, a bem dos espanhóis e dos portugueses", sublinhou.
