O inspector-geral da ASAE, António Nunes, considera que o cumprimento das regras sanitárias melhorou muito em relação a 2006. A 'Operação Estrada' está a decorrer, esta sexta-feira, em vários pontos do país.
Corpo do artigo
"Tem existido um esforço muito grande na área da restauração e das bebidas, com taxas de incumprimento muito inferiores em relação a 2006", adiantou António Nunes, acrescentando registar "com agrado a preocupação dos operadores económicos pelo cumprimento da lei".
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) iniciou, esta sexta-feira, às 07.00 horas, a nível nacional, uma operação de controlo de estrada para fiscalizar as condições de transporte e distribuição de bens alimentares.
"A preocupação da ASAE é assegurar que os produtos são transportados entre o produtor e o cliente final com garantias" de qualidade, explicou o inspector-geral da ASAE durante a 'Operação Estrada'.
"Junto à Páscoa e ao Natal, este órgão da polícia criminal costuma intensificar a fiscalização de forma a dar garantias aos cidadãos de que podem consumir produtos em condições", referiu.
Na operação desta sexta-feira, a unidade da ASAE que se encontra junto à ponte 25 de Abril, em Lisboa, já detectou três situações de ilegalidade, duas por transporte incorrecto de alimentos e uma por contrafacção, avançou António Nunes.
A operação vai decorrer até às 10.30 horas, para verificar a "temperatura, rotulagem, proveniência e o licenciamento, dependendo do tipo de actividade em causa", como explicou à Lusa um dos inspectores na área da investigação.
Esta operação decorre em vários locais a nível nacional, Lisboa, Porto, Castelo Branco, Évora, Faro, Santarém e Quarteira entre outros.