A Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa deteve dois suspeitos de terem roubado com violência o actual vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e do BPN, Norberto Rosa, e o director da RTP, Fernando Alexandre. O duo pode estar relacionado, ainda, com mais nove casos do género.
Os suspeitos foram detidos em flagrante delito depois de terem roubado e sequestrado um homem na Rua Luís Pastor Macedo, em Lisboa. Tal como nos outros casos, obrigaram a vítima a fazer dois levantamentos. Mas foram surpreendidos pela PSP, enquanto um procedia ao levantamento e o cúmplice esperava no automóvel.
Os elementos da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP detiveram os dois suspeitos, cerca das 23 horas de terça-feira, já na Avenida Luís de Camões em Santo António dos Cavaleiros, em Loures.
Já depois de detidos na Esquadra de Benfica, onde se deslocou o comandante da DIC, Resende da Silva, os polícias reuniram 12 processos em que os suspeitos estarão envolvidos. A PSP fez ainda buscas na casa dos alegados sequestradores num bairro no centro de Lisboa.
No dia 29 de Novembro, Norberto Rosa, de 56 anos, foi sequestrado e roubado, supostamente pelos mesmos dois homens armados, e abandonado na zona de Camarate, nas imediações de Lisboa. O vice da CGD foi sequestrado quando chegava a casa na zona da Pontinha, em Odivelas, cerca das nove horas da noite.
Pouco mais de uma semana depois, no dia 12 de Dezembro, os mesmos suspeitos obrigaram um dos directores de programas da RTP, Fernando Alexandre, a fazer dois levantamentos em duas caixas multibanco diferentes. Fernando Alexandre foi abordado pelos assaltantes quando passavam poucos minutos das 21 horas, quando saía do Lisboa Racquet Center, onde estivera a jogar ténis.
Tal como Norberto Rosa, sob ameaça de um revólver, Fernando Alexandre foi obrigado a levantar dinheiro em dois ATM diferentes, um em Lisboa outro em Odivelas.
Os dois alegados sequestradores vão ser presentes, esta quarta-feira, a um juiz de instrução criminal.
