
A PSP de Évora alertou, esta sexta-feira, para uma eventual burla através do telefone, em que as pessoas são contactadas por indivíduos que dizem pertencer à PT, sendo levadas, depois, sem saberem, a efetuar chamadas de valor acrescentado.
"Recebemos a informação de que havia indivíduos a ligar às pessoas, em nome da PT, e diziam-lhes para ligarem para outro número. As pessoas acharam estranho, sobretudo quando as contas telefónicas subiram", relatou à Agência Lusa o comandante distrital de Évora da Polícia, intendente Raul da Glória Dias.
Por isso, segundo o mesmo responsável, a PSP de Évora decidiu emitir o alerta para que "as pessoas estejam atentas" a esta "possível burla" praticada através do telefone, até porque a PT, ao ser contactada pelos lesados, "diz que não tem nada a ver com isto".
"Ao sabermos que estão a aparecer situações destas, e como temos muita população idosa, queremos que as pessoas estejam sensibilizadas para estas ocorrências, para não serem enganadas com estas chamadas", frisou.
A PSP de Évora, acrescentou o intendente Glória Dias, vai procurar "investigar a situação", mas não tem, para já, informação sobre se este eventual tipo de burla estará também a ser praticado noutras zonas do país.
No comunicado divulgado, esta sexta-feira, a força policial explica que tem recebido "queixas de cidadãos que relatam ter sido contactados telefonicamente, por pessoas que se dizem pertencer à PT".
As pessoas são, então, informadas de que "foram contempladas com um prémio e que deverão ligar para um determinado número", pode ler-se. "Ao fazerem-no, [os cidadãos] são confrontados com uma série de perguntas, com o intuito de manter a ligação durante um certo período".
A PT explicou aos lesados tratarem-se de "chamadas de valor acrescentado e que não têm origem na Portugal Telecom".
A PSP de Évora "avisa todos os cidadãos para que, não sabendo a proveniência do contacto, desliguem de imediato", devendo ter "atenção a este tipo de chamadas, pois, tudo indica uma forma de burla".
