A Escola Básica Integrada de Fragoso, Barcelos, foi assaltada na madrugada desta sexta-feira, tendo os intrusos destruído e vandalizado vários espaços do edifício, causando prejuízos que poderão ascender a 12 mil euros.
O grupo de assaltantes/vândalos serviu-se do material que serve os trabalhadores que estão a construir o jardim de infância (escadas, andaimes, marretas e martelos), com o qual destruiu o sistema de alarme e vigilância, entrando posteriormente no edifício, onde danificaram vários bens ali existentes.
As autoridades já estão a investigar, não sendo conhecidos os motivos que levaram aos atos de vandalismo, uma vez que ali não existia dinheiro ou bens de fácil transação.
Fonte da direção da escola disse à agência Lusa que os assaltantes acabaram por "não roubar nada", alegadamente porque se terão apercebido de luzes no exterior e se puseram em fuga.
Os maiores estragos registaram-se no chamado "PBX", a central telefónica da escola. "Aí, cortaram fios, partiram computadores, destruíram tudo", descreveu.
O assalto foi detetado cerca da 1.30 horas, pela central de alarmes responsável pela segurança da escola, que deu pela presença, nas instalações da escola, de três indivíduos encapuzados.
A GNR chegou "pouco depois" e passou a escola a pente fino, mas já não encontrou ninguém.
As aulas decorrem "dentro da maior normalidade".
*Com Agência Lusa
