Uma mulher e três homens foram detidos pela GNR, na tarde de sábado, cerca das 16 horas, em flagrante a furtar material de construção civil no estaleiro das obras de reconstrução do Santuário de Santo Antão da Barca, em Alfândega da Fé.
Os suspeitos, com idades compreendidas entre os 23 e os 29 anos, residentes no concelho de Baião, foram apanhados por militares Posto de Alfândega da Fé e do Destacamento de Torre de Moncorvo no decorrer das suas ações de patrulhamento, quando passavam junto à obra numa altura em que o grupo estava a transportar materiais de construção civil (escoras, taipais, entre outros).
"Os militares suspeitaram dos indivíduos porque a viatura em que circulava tinha uma designação diferente da firma que labora na construção do santuário, o que os levou a abordar os suspeitos", explicou fonte da GNR. Foi, então, apurado que os agora arguidos estavam a furtar o material de construção civil, bem como gasóleo que estava depositado nos estaleiros, sendo imediatamente detidos.
Além de todo o material que estavam a furtar foram ainda apreendidas duas viaturas, uma ligeira de passageiros que supostamente servia como "carro batedor" e outra ligeira de mercadorias que servia para transporte do material furtado. Os detidos prestaram Termo de Identidade e Residência.
A capela do santuário de Santo Antão da Barca está a ser alvo de uma reconstrução depois de ter sido transladado do local junto ao rio, que vai ficar submerso pelas águas da barragem do Baixo Sabor.
