Um indivíduo com 51 anos foi detido pela PSP de Cascais, suspeito de seguir e assaltar clientes de bancos, depois de estes fazerem os levantamentos de maior vulto, segundo adiantou o Comando da PSP de Lisboa. O suspeito chegava a usar métodos policiais para evitar ser detetado.
Corpo do artigo
Os casos começaram a ocorrer em Outubro de 2011, na sequência de queixas por parte de vítimas de assaltos, que tinham dois elementos comuns: tinham acabado de fazer levantamentos e o dinheiro estava sempre no carro em que se faziam deslocar.
Os assaltos tinham ocorrido nas zonas de Cascais, Oeiras e Sintra e o indivíduo vigiava as vítimas antes de proceder aos roubos, uma vez que nem todos clientes dos bancos lhe interessavam.
Depois seguia as vítimas na sua própria viatura e logo que estas faziam uma qualquer paragem e se ausentavam do carro, deixando o dinheiro no interior, aproveitava e arrombava os veículos, furtando o dinheiro.
Outras vezes, provocava furos nos carros das vítimas, após o que aparecia manifestando interesse em ajudar e aproveitava uma distração para cometer o crime.
No entanto, o indivíduo tinha um especial cuidado nas deslocações e mantinha-se atento a qualquer seguimento. Segundo a PSP, o suspeito chegava a fazer "manobras de contra-vigilância e seguimento, habitualmente utilizadas pelas forças de segurança", o que dificultava a investigação.
Nas buscas domiciliárias em Lisboa, Ericeira e Fernão Ferro, a PSP encontrou ferramentas próprias para o arrombamento de viaturas, assim como outros elementos que o associam aos assaltos.
A PSP alerta para que os cidadãos tenham o máximo de cuidado no levantamento e transporte de dinheiro e atenção a quem possa estar a vigiá-los, para impedir a propagação deste tipo de modus operandi.