A mãe de Rui Pedro, desaparecido há 16 anos, decidiu assinalar o 27.º aniversário do filho com novo apelo. O vídeo, onde aparecem Ana Padrão e Paulo Pires, foi partilhado esta terça-feira.
Corpo do artigo
Em pouco mais de um minuto, é possível ver os atores Ana Padrão e Paulo Pires a fazer a pergunta que serve de premissa ao vídeo: "Lembra-se dos últimos anos com o seu filho?". A esta questão, Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, responde, com a voz embargada e a olhar diretamente para a câmara. "Eu não. O Pedro faz hoje 27 anos. Não o vejo desde os 11", diz. "Nunca vou desistir de o procurar", acrescenta.
[Youtube:mkI9hIoBK9k]
De seguida, é pedido a quem vê o vídeo para não ignorar o apelo e ajudar. "Se tiver alguma informação que nos possa ajuda a encontrar o Rui Pedro, por favor diga-nos", diz Paulo Pires. "Nunca é tarde para ajudar. Foi o filho da Filomena, mas podia ter sido o seu", adiciona Ana Padrão.
A campanha refere, igualmente, que, para além do Rui Pedro, mais de 60 crianças estão desaparecidas em Portugal, neste momento. A nível mundial, o fenómeno repete-se, com mais de três milhões de crianças que desaparecem todos os anos.
O vídeo, publicado no Youtube, já reúne quase 17 mil visualizações e mais de 900 "gostos" e é acompanhado de uma campanha na rede social Facebook. A página "Lembra-se?", criada a 14 de janeiro, tem vindo a lançar pequenos teasers com os dois atores que participaram da rodagem do vídeo e hoje relembra a situação de Rui Pedro. Já conta com mais de três mil "gostos".
Recorde-se que Rui Pedro desapareceu há quase 16 anos e que, em março de 2013, o Tribunal da Relação do Porto condenou Afonso Dias, amigo da família do jovem, a três anos e seis meses de prisão pelo seu rapto. O arguido acabou por recorrer da decisão e aguarda, agora, por nova decisão do Supremo Tribunal de Justiça.
