Bélgica e Holanda são únicos países europeus que legalizaram a eutanásia

11.02.2009 - 17:03
A Bélgica e a Holanda são os únicos países europeus onde a eutanásia é legal, enquanto a Suíça tem uma atitude tolerante e no Luxemburgo o processo de legalização está em curso. Em Portugal, a eutanásia como suicídio assistido é considerada homicídio qualificado pelo Código Penal.
 

Já o novo Código Deontológico dos Médicos, publicado em Diário da República a 13 de Janeiro, proíbe "a ajuda ao suicídio, a eutanásia e a distanásia".

No entanto, o "uso de meios extraordinários de manutenção da vida não deve ser iniciado ou continuado contra a vontade do doente", explicitando não se considerarem como "meios extraordinários" a hidratação e a alimentação.

Os meios "extraordinários" para manter a vida devem ser interrompidos nos "casos irrecuperáveis de prognóstico seguramente fatal e próximo, quando da continuação de tais terapêuticas não resulte benefício para o doente".

A Holanda legalizou a eutanásia (morte assistida) a 01 de Abril de 2002, tornando-se o primeiro país do mundo a fazê-lo, ao impedir processos judiciais contra médicos que respeitem determinados "critérios de meticulosidade". A Bélgica legalizou a eutanásia em Setembro de 2002.

A 18 de Dezembro do ano passado, os deputados luxemburgueses pronunciaram-se a favor da legalização da eutanásia, em situações médicas "sem saída", mas proibida a menores. Contudo, o texto ainda não foi promulgado e tem a oposição do grão-duque Henri.

Noutros países, a prática é ilegal, mas estão previstas algumas ajudas, como em Itália, onde a lei para recusar cuidados é reconhecida na Constituição, enquanto na Grã-Bretanha essa interrupção é autorizada em alguns casos desde 2002.

Ler Artigo Completo
 
 
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Live Trailers

Virados do Avesso

AtualidadeO anúncio das medidas de coação aplicadas a Sócrates
Live ClipsMC dos Dealema lança o segundo disco a solo
Mais Sociedade
27.11.14
O número de mortos da epidemia de Ébola eleva-se a 5689 num total de 15935 pessoas infetadas com o vírus, segundo o mais recente balanço da Organização...
27.11.14
Quatro distritos do continente, os Açores e a Madeira estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento forte e agitação...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

5 Comentários

Mais Lidas
21.11.14
O cabecilha de um esquema de casamentos por conveniência de imigrantes paquistaneses no Reino Unido com mulheres portuguesas foi condenado a quatro...
22.11.14
Um britânico perdeu o gato de estimação em 2003, mas nunca deixou de o procurar. Onze anos depois, dono e gato voltaram a reunir-se.


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled