O treinador de basquetebol Jorge Araújo quer ajudar as pessoas a encarar a vida com mais optimismo. Para isso, basta seguir "dez mandamentos".
Corpo do artigo
Jorge Araújo vai aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de vários anos de experiência enquanto treinador de basquetebol para ajudar as pessoas a encarar as dificuldades de forma positiva, durante uma sessão aberta ao público em geral, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O treinador de basquetebol explica que mudar de atitude não é fácil, mas é possível. Segundo Jorge Araújo, "tem de haver um treino na área comportamental para se conseguir mudar de atitudes. As pessoas têm de ter o hábito, têm de treinar todos os dias".
A primeira lição para uma atitude mais positiva passa pela "preocupação com os outros e com a importância de cultivar empatia e de ser responsável pelos outros", revelou Jorge Araújo.
O segundo ensinamento da sessão está em "aprofundar o auto-conhecimento com a ajuda de pessoas próximas que podem apontar as atitudes positivas, que devem ser reforçadas e as negativas, que devem ser melhoradas".
A flexibilidade face à mudança, a capacidade de gerir bem as emoções e ser capaz de potenciar as emoções dos outros são os ensinamentos que se seguem.
O professor considera ainda necessário saber comunicar com eficácia e saber estabelecer sintonia com os outros.
"A importância de termos todos um compromisso emocional uns com os outros é a oitava atitude", lembrou.
Através do nono mandamento, o professor alerta para a necessidade de "assumir que mudar não é nada fácil e que é preciso muito incentivo à nossa volta" e que, para tal, é essencial "liderar com impacto, ou seja, é preciso treinar para ser inspirador".
O décimo e último mandamento consiste em trabalhar com eficácia e em equipa. "As atitudes positivas propagam-se como um vírus. Infecto os outros com a minha atitude e as pessoas não se podem esquecer que nos relacionamos uns com os outros, mesmo quando não estamos a falar. O nosso corpo e as nossas atitudes estão sempre a comunicar com os outros", acrescentou o treinador.
Com estes dez ensinamentos, o professor acredita que as pessoas vão ser capazes de aprender e treinar um conjunto de competências que pode ajudá-las a tornarem-se mais optimistas, a confiar nas suas capacidades e a superar as dificuldades, encarando a vida de uma forma mais alegre e positiva.
A sessão termina com os presentes a escreverem uma carta em que se comprometem a dizer o que vão mudar, algo que deve ser colocado em prática durante os três meses seguintes.
Com esta sessão, Jorge Araújo termina um conjunto de 18 iniciativas, realizadas ao longo de um ano em vários pontos do país.