O incêndio que deflagrou quinta-feira à noite, em Valbom, Gondomar, alastrou à zona das Areias, em Campanhã, no Porto, mas já foi dominado pelos bombeiros. O Grande Porto está a ser afectado por uma série de incêndios devido ao calor que se faz sentir.
Corpo do artigo
O fogo em Valbom começou à 1.40 horas e chegou a estar em fase de rescaldo, ao início da manhã. Mas o vento terá reacendido o incêndio que, cerca das 10.30 horas, chegava a Campanhã, junto à Rua de Furamontes. As chamas estão a ser combatidas pelos bombeiros de Valbom, Areosa, Sapadores e Voluntários do Porto.
No lugar das Quintas, também no concelho de Gondomar, esteve em curso desde as 13 horas um incêndio "com uma frente ativa em mato", que foi combatido por 37 homens e 11 meios operacionais.
Um incêndio em floresta com duas frentes encontra-se a entrar "em fase de rescaldo" em Pisão, no concelho de Vila Nova de Gaia, disse fonte dos Bombeiros Sapadores gaienses.
O fogo estava activo desde as 14.42 horas, tendo sido accionado um helicóptero pesado, que, segundo a mesma fonte, será "desmobilizado" devido à diminuição do risco.
Em Valongo, também ardeu mato na Rua de D. Pedro IV. No combate às chamas estão 55 bombeiros apoiados por 17 viaturas.
Em Matosinhos, ardeu uma mata junto aos Silos de Leixões.