
Depois de uma noite longa e, para muitos, mal dormida, os motards da 30ª concentração de Faro aproveitam o dia de sol e céu limpo, com temperaturas a rondar os 30 graus, que se faz sentir, esta sexta-feira, no Algarve, para estar na praia.
A praia da ilha de Faro está cheia de gente e há motos estacionadas em tudo o que é canto, na sua maioria de matrícula espanhola e portuguesa. Há um corrupio permanente de motos na ponte que dá acesso à ilha, sempre vigiadas de perto por militares da GNR.
Por volta das 13 horas, um pequeno acidente envolvendo uma moto e um carro congestionou ainda mais os acessos, obrigando à circulação alternada. O motard fracturou uma perna e foi levado de ambulância pela Cruz Vermelha para o hospital, depois de ter sido colhido por um veículo que fazia inversão de marcha.
Se muitos motards estão estendidos ao sol no areal, há também quem prefira estar na esplanada a confraternizar e a beber cerveja, o "desporto" preferido dos amantes das motos. Também os restaurantes têm por estes dias um movimento acima da média, com clientes vestidos com coletes negros e muitas tatuagens.
"Haja sítio para a tenda, cerveja para beber e música para ouvir, as condições estão óptimas", dizia, ao JN, Luís Oliveira, 40 anos, fã incondicional da concentração internacional de motos de Faro, onde faz questão de participar há vários anos.
Membro do grupo motard "Atordoados", de Caneças, Luís veio para Faro com mais sete amigos da Ericeira e não se cansa de elogiar "o espírito" que se vive nesta concentração. "Se calhar, concentrações com 300 ou 400 pessoas têm menos condições do que esta", diz, dando nota "excelente" à organização do Moto Clube de Faro.
Os organizadores da concentração contam, este ano, bater o recorde de afluência, esperando atingir os 30 mil visitantes em quatro dias. O espectáculo da banda de heavy metal Iron Maiden, ontem à noite, funcionou como um verdadeiro chamariz, tendo trazido muitos milhares de pessoas de propósito ao recinto, incluindo espanhóis. Só no primeiro dia foram superadas as 20 mil entradas, o que constitui um recorde neste evento.
A concentração internacional de motos de Faro decorre até domingo no Vale das Almas e tem um custo unitário de 45 dias para os quatro dias.
