Leite, azeite e açúcar foram os bens mais doados pelos internautas ao Banco Alimentar Contra a Fome, através do portal de doações 'online', que recolheu 72,5 toneladas de alimentos na última campanha, anunciou, esta sexta-feira, a instituição.
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A campanha decorreu de 24 de maio a 3 de junho no portal de doação de alimentos 'online' (www.alimentestaideia.net), que recolheu um total de 72,513 toneladas de alimentos, num valor global de 77.440 euros.
Em comunicado, o Banco Alimentar refere que "o total de doações registadas ascende aos 92.613 euros, encontrando-se assim 15.173 euros com pagamento pendente, sendo expectável que os doadores o venham a fazer nas próximas semanas na rede de Multibanco ou por homebanking".
Perto de 2.500 internautas com "doações registadas e pagas" participaram na campanha, que decorreu em simultâneo com a recolha de géneros nos supermercados (26 e 27 de maio).
De entre todas as doações efetuadas e pagas, 21 vieram de países estrangeiros, destacando-se a Alemanha, o Luxemburgo, os Emiratos Árabes Unidos, o Reino Unido, a Holanda e os Estados Unidos da América, com maior volume de doações.
Tal como nas campanhas anteriores, o leite foi o bem alimentar mais doado (31.574 litros), seguido do azeite (10.610 litros) e do açúcar (10.131 quilogramas).
Os Bancos Alimentares de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Coimbra foram aqueles que receberam maior volume de doações online, efetuadas por pessoas com residência nessas cidades, o que revela bem a lógica de "recolha local, distribuição local", aproximando também por este canal online quem dá de quem recebe, adianta a instituição.
A maioria dos doadores (75%) optou pelo pagamento por Multibanco, tendo a média de doações online sido de 31,26 euros.
A presidente da Federação Portuguesa de Bens Alimentares considerou os resultados da campanha "muitíssimo satisfatórios", lembrando "o contexto socioeconómico particularmente difícil" que o país atravessa e que "continua, diariamente, a fragilizar a vida de milhares de pessoas e famílias em todo o país".
Por esta razão, "é muito gratificante vermos que, mesmo em situação de dificuldade acrescida, é possível continuar a existir e a ampliar esta rede social e humanitária, criada a partir do portal de doações online", sublinhou Isabel Jonet.
A campanha online terminou a 3 de junho em Portugal continental, continuando a decorrer na Madeira, onde está para breve a abertura de mais um Banco Alimentar, refere a instituição, anunciando que a próxima iniciativa online vai decorrer de 29 de novembro a 9 de dezembro.