
StockExchng/ESA
A Agência Espacial Europeia está a desenvolver um projeto que pretende determinar com precisão a localização dos mosquitos na Europa. A informação será recolhida através de satélites de observação e o objetivo principal é controlar as movimentações dos mosquitos portadores de doenças.
A Agência Espacial Europeia (ESA) está a desenvolver um projeto, o "Vecmap", que pretende controlar as movimentações e localização dos mosquitos na Europa. Através de satélites de observação os mosquitos serão controlados, especialmente os responsáveis por transmitir doenças.
Assim, o "Ochlerotatus Japonicus", mosquito que transmite o dengue e febre de chikungunya, é o alvo principal do projeto uma vez que foi detetado pela primeira vez na Bélgica em 2002. "As doenças transmitidas pelos mosquitos e pelas carraças estão a converter-se num problema para a saúde pública na Europa uma vez que é muito difícil saber onde estes seres vivos surgem e para onde vão", explica a Agência Espacial Europeia.
A ESA quer saber as condições, o lugar e a época de eclosão das larvas dos mosquitos que variam muito entre espécies. Deste modo, o Vecmap vai proporcionar uma plataforma que simplifica a análise da distribuição dos mosquitos na Europa, através da identificação dos diversos habitats, o que é feito a partir dos dados recolhidos sobre o terreno.
Os investigadores introduzem os dados relativos à humidade, temperatura e vegetação num telemóvel, que marca a sua posição através de sistemas de navegação e os envia para uma base de dados centralizada.
